Por Rodrigo Paiva, mestre em Engenharia Industrial, Professor FGV, Sócio da GRAF Infra Consulting
A ligação rodoviária Túnel Santos – Guarujá, no litoral sul de São Paulo, é uma obra de mobilidade estruturante que há muitos anos é discutida. Vários planos, traçados e modelos de implementação foram apresentados, mas nenhum deles foi efetivamente implantado. A ampla discussão sobre o projeto levou a uma maior maturidade em relação ao traçado, aos projetos de engenharia e aos modelos de construção e operação.
A obra é necessária do ponto de vista logístico para o porto e para os municípios, pois reduziria o tempo de viagem e melhoraria a fluidez do tráfego. As discussões entre Governo Federal e Governo Estadual são necessárias e salutares do ponto de vista federativo. A inserção do projeto no PAC, tendo sido incluído como obra prioritária pelo Governo Estadual, é uma ótima notícia.
A modelagem de implantação ainda está em discussão, mas tende a abordar a participação da iniciativa privada. Isso é essencial para o sucesso futuro da operação da obra, pois a iniciativa privada tem experiência e know-how em projetos de grande porte.
Apesar dos atrasos desde o primeiro anúncio da ligação rodoviária, a ampla discussão com a sociedade e com os diferentes stakeholders é essencial para se evitar paralisações e contendas judiciais futuras. A união de forças entre Governos Federal e Estadual para o sucesso do empreendimento é o que garantirá a aceleração da escolha final da modelagem de implantação e operação.


